Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Anúncio de oportunidade (oportunidade de ficar calado)

Você já ouviu alguma baboseira e pensou que a pessoa que a disse perdeu uma oportunidade de ficar calada? Pois bem, isso também pode se aplicar a anúncios de oportunidade.

Se você já sabe o quê é um anúncio do tipo, ótimo, e se não sabe, explicarei superficialmente: é um tipo, que se aproveita de um momento, um acontecimento que esteja em evidência, seja um fato, como um novo presidente, até uma gafe ("relaxa e goza" da nossa queridíssima Marta Suplicy é um bom exemplo), para lançar uma peça que pegue toda essa evidência na mídia, na boca do povo, e associe com sua marca, algo que faça-a ser lembrada pela sacada, que se espera normalmente, ser algo genial. Não é sempre o caso, infelizmente. Veja a seguir um exemplo de anúncio de oportunidade:


Entendeu agora? Pois bem, dito isto, vamos ao que interessa! Vejam esta peça já "antiga", que se aproveitou - ou pelo menos tentou - do "sucesso" do Zina, aquele corinthiano que aparecia no programa Pânico um tempo atrás (o que só falava RONALDO).



Gente, essa propaganda foi tão produzida, teve tanto trabalho, que provavelmente foi filmada entre uma tomada e outra de alguma gravação do Pânico. Só ver o Pacaembu ao fundo do vídeo. Lógico que uma propaganda inteligente, com uma boa sacada, não precisa ser bem produzida dependendo do conteúdo, mas não é o caso. Bordões são méritos das próprias campanhas, e a tentativa de aproveitar o bordão do Pânico, o "Ronaldo", em um contexto fraco como "se você não tem sorte como o Zina, estude!" não convenceu. Faltou aquele bom e velho argumento chave, um que me faça pensar "ok, se o Zina ta na tv ganhando dinheiro, porque eu não posso? Agora mesmo é que não vou estudar". No fim, dá até pra dar aquela risadinha meio sem graça com a propaganda, mas é algo que a gente espera de um trabalho de faculdade, e não de uma peça séria que vá ao ar.

Como diria o próprio IESB, na teoria, poderia dar certo, mas na prática, foi uma bela m...

ps: e vale lembrar, o Zina foi preso, ou seja, melhor não contar com a sorte, ESTUDE...menos no IESB, afinal, vai que seu professor é o cara que fez essa propaganda.

0 comentários:

Postar um comentário