Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fermentando a massa.

Não há dúvidas que a televisão tem influência enorme na sociedade. Sendo um dos veículos de maior alcance, a tv está intimamente ligada a dita "sociedade em massa".


Por ser parte de uma massa, o indivíduo sente uma necessidade de fazer parte do "todo", e neste ponto, a publicidade televisiva exerce uma papel importante. Em uma sociedade que atualmente procura conforto fora do lar, graças ao detrenimento do conceito de "família" que a sociedade sofre cada vez mais, as propagandas de TV oferecem esse "conforto" na forma de produtos, bens. Usarei como exemplo as Havainanas. Todo mundo usa. Um conceito simples, que pegou. Se todos usam, e você não usa, você está deslocado, não faz parte do "todo". A publicidade oferece essa inclusão, e a massa responde esse "estímulo" com o consumo.

A publicidade é uma arma poderosa, mesmo em uma era em que a informação tem um alcance tão vasto. Ela ainda forma fortes opiniões e conceitos. Aliada ao forte poder da televisão, uma simples peça de 30 segundos no intervalo do jornal, pode mudar sua opinião, seu gosto, como quem muda de roupa.

Se isto é méritos da publicidade, ou desméritos da massificação da cultura, - essa cultura nossa em que o conteúdo chega de forma superficial até nós - não sei dizer, porém a única certeza é que a publicidade televisica é uma arma poderosa, e apesar de ser um produto decorrente da sociedade em massa, é também responsável por moldar essa mesma "massa".

0 comentários:

Postar um comentário