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terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pôneis malditos para uns, benditos para outros.

Para primeira dissecação do blog, escolhi uma propaganda bem atual, e que se você não havia visto ainda, irá provavelmente me odiar por estar vendo agora. Os pôneis malditos da Nissan.



As campanhas da Nissan já a algum tempo, seguem um padrão muito utilizado lá fora, que é o de atacar as companhias rivais. Apesar do público brasileiro não estar tããão acostumado com esse tipo de propaganda, nós aceitamos, ainda mais quando o fazem de maneira humorada. Essa campanha dos pôneis faz parte dessa estratégia da Nissan, e diga-se de passagem, está dando muito certo.

O poder dos virais.
Um ponto forte nesses pequenos pôneis, que é o aspecto viral. No vídeo acima, os 30 primeiros segundos são os da propaganda que nós vemos na tv, e o resto do vídeo é o viral que se espalhou pela internet como uma praga, a maldição dos pôneis malditos. Além de ter dominado os trending topics do twitter, a interação com o facebook aumentou ainda mais o alcance da campanha.
11 milhões de acessos tem o vídeo do próprio canal da montadora, sem contar os vídeos em contas de outros usuários. Convenhamos, é muita gente, e o grande feito é que uma parcela grande das pessoas que viram a campanha apenas na internet, talvez não a visse, se dependesse da divulgação apenas na televisão.

Falem mal, mas falem de mim.
Talvez esse seja um conceito dessa peça. Música irritante, personagens irritantes, mas que grudam na cabeça, mas que não nos deixa esquecer da marca que está sendo promovida. Se uma propaganda deve fixar na nossa memória, nesse ponto, o fizeram muito bem. Eu pessoalmente, gostaria que existissem brinquedos desses pôneis, só para ter o prazer de cortar a cabeça deles e coisas do gênero.
E além de todo esses apetrechos utilizados pela agência para não deixar ninguém esquecer, há ainda o "bom" e velho aspecto de varejo das propagandas de carro, preços na tela, juros baixos e blábláblá. Talvez não seja a campanha mais genial da história, mas com certeza é eficiente.

Repercussão
Campanha da Nissan dominou redes sociais e elevou em 40% o movimento nas concessionárias

Propaganda da Nissan "Pôneis Malditos" será investigada pelo Conar

Conclusão

Bem ou mal, chamou atenção, repercutiu, causou até debates, e aumentou as vendas. Os pôneis malditos são agora, os odiados mais amados do Brasil.

Impressionante como 30 segundos na tv podem virar 15 minutos de fama.

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