Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Poder de influencia da propaganda televisiva sobre a grande massa.

Não é de hoje que sabemos a grande facilidade que uma propaganda bem feita tem para influenciar e “manipular” o pensamento das pessoas. Mas a evolução da qualidade da propaganda e a “censura” contra propagandas que abusam e manipulam claramente o consumidor aumentaram.

Um exemplo dessa manipulação foi à propaganda de 1992 do chocolate BATON que com apenas uma frase repetida diversas vez por “crianças fofas” dizendo “COMPRE BATON!” conseguiu ter um sucesso nas vendas e está gravado até hoje na cabeça de várias pessoas. Atualmente o “Compre Baton” e este tipo de propaganda não é aprovado pelo CONAR (CONSELHO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA), pois induz aos pais e à própria criança a comprar Baton.

Tivemos recentemente a propaganda da Nissan e seus “Pôneis Malditos” (já dissecada em post anterior neste blog), a propaganda ficou pouquíssimo tempo no ar, mas devido aquela musiquinha que fica impregnada em nossa mente por muito tempo (fazendo assim uma espécie de manipulação para você lembrar da marca), conseguiu mais de 11 milhões de acessos na internet no canal oficial da montadora.

A empresa de sandálias HAVAIANAS é outro exemplo desse poder de manipulação. A marca era ligada sempre a uma imagem de sandália de classe econômica baixa, mas mudou seu público alvo e sua estratégia. Queriam alcançar as outras classe econômicas e para isso utilizaram grandes celebridades utilizando e indicando a marca, conseguindo assim manipular as classes econômicas média e alta para que passassem a serem compradores de HAVAIANAS. Hoje a marca tem lojas próprias em diversos estados do Brasil e em mais de 80 países atuando nos 5 continentes.

Atualmente um dos melhores veículos para visibilidade da grande massa é a televisiva, pois consegue atingir todas as classes econômicas da sociedade, e se for utilizado da maneira correta, consegue cumprir o intuito de convencimento da grande massa. Por isso decidimos abordar e dissecar as principais propagandas veiculadas na TV.

Um comentário: